quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Spam - Made in Brazil

O Brasil subiu uma posição e se tornou o quarto maior produtor de spam do mundo, indica uma pesquisa divulgada nesta semana pela empresa de segurança de internet Sophos.

Em outubro, o Brasil ocupava a quinta posição, responsável por 3,7% de todo o lixo eletrônico enviado. No novo ranking dos doze países que mais produzem spam no mundo, elaborado com base em análises de dados colhidos entre outubro e dezembro de 2007, o Brasil subiu para a quarta colocação. A pesquisa diz que 4% dos spams no mundo foram enviados de computadores registrados no País.

A pesquisa, que analisou o número de mensagens não solicitadas enviadas por computadores infectados, revelou um aumento significativo de spams sendo enviados de máquinas na Rússia. O país ficou em segundo lugar no ranking, responsável por 8,3% dos spams - o que equivale a um em cada 12 spams enviados no mundo.

Apesar do aumento na Rússia, os Estados Unidos continuam no topo da lista, responsáveis por 21,3% de todo o lixo eletrônico - mais de um em cada cinco e-mails indesejados são enviados de computadores norte-americanos, diz a pesquisa.



O que é SPAM? O que caracteriza seu newsletter de ser ou não um SPAM? De inicio SPAM é um termo criado a partir de algo indesejado, portanto não venha com nomes técnicos como Sending and Posting Advertisement in Mass, ou Shit Posing As Mail. SPAM foi uma marca de produtos enlatados, da época da Segunda Guerra Mundial na Inglaterra, devido ao racionamento de comida em meio a guerra. SPAM era um dos produtos disponíveis, que mesmo após o racionamento recheava as prateleiras dos supermercados.

Bom, na sua forma mais popular, um SPAM consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. Será? Fins publicitários mal aplicados, isso sim. A verdade é que todos ficaram meio surpreendidos com a praticidade do Email Marketing, não precisando gastar aquilo tudo com Mala Direta. Então pegaram o mesmo principio da Mala Direta e aplicaram na internet. Ai que tá o erro, um email marketing deve ser algo bem aplicado, não sendo para ganhar clientes, e sim para manter cliente uma forma de retenção, informativo (ex. Marketing de Relacionamento), não lotar sua caixa de email bloqueando muitas vezes o que você realmente quer receber.

Nenhum comentário: