quarta-feira, 12 de março de 2008

Primeiro modelo de MP3 player do mundo comemora 10 anos

Em março de 1998, era exibido na Cebit, em Hanover, na Alemanha, um aparelhinho que mudaria para sempre o mundo da música e do entretenimento em geral. Tratava-se do MPMan F10, o primeiro MP3 do mundo a ganhar as lojas do mundo, criado pela empresa sul-coreana Saehan Information Systems e que agora comemora dez anos.


E as configurações apresentadas pelo F10 na época mostra a monstruosa evolução dos players a partir dali: o modelo contava com uma unidade Flash de 32MB, armazenando de oito a dez canções, codificadas em 128Kb/s. Medindo 91 x 70 x 165,5mm, ele se comunicava com o PC por meio de uma pré-histórica porta paralela e trazia ainda um minúsculo display LCD, que mal conseguia exibir a música que estava sendo executada.

A estréia do dispositivo nas prateleiras se deu em meados de 1998, com o preço de US$ 250. No entanto, a chegada do Diamond Multimidia Rio PMP300, que trazia as mesmas especificações, além de uma tela maior e slot para o cartão de memória Smart Media, obrigou a Saehan a reduzir o valor de seu produto para US$ 200.



Uma curiosidade é que, desde aquela época, a famigerada RIAA (associação que agrega as principais gravadoras do mundo) já estava de olho na popularização do MP3. Em setembro de 1998, a entidade moveu a primeira ação judicial do gênero, contra a Diamond, fabricante do Rio PMP300. Perdeu e, de quebra, ajudou a popularizar o aparelhinho entre aqueles que já começavam a trocar músicas pela Internet.

E, alguns anos depois, mais precisamente em outubro de 2001, surgiu aí uma tal de Apple, com um tal de iPod. Logo depois, a Creative e, a seguir, a Microsoft... e o resto vocês já sabem.

Nenhum comentário: